ANCHIETA | Projeto Orla inicia segunda fase de capacitação

today29 de março de 2022
remove_red_eye117

Após primeira etapa da oficina, população poderá participar da segunda fase para criação de um plano de gestão integrada da orla marítima do município.

Para dar continuidade a construção do Plano de Gestão Integrada (PGI) foram iniciadas hoje (29) as inscrições para a 2ª etapa da oficina de planejamento do Projeto Orla de Anchieta. A capacitação ocorrerá entre os dias 05 e 07 de abril, das 9h às 17 horas, no auditório do “CEU das Artes”.

Para se inscrever basta acessar o link do Projeto Orla, no site do município e preencher o formulário on-line ou se inscrever presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente.

Podem participar representantes de associações de moradores; representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária, etc.) técnicos e gestores públicos; representantes de associações locais; estudantes e professores.

O município iniciou no mês passado a elaboração do seu primeiro Plano de Gestão Integrada da orla marítima (PGI), um instrumento de gestão urbana, patrimonial e ambiental, através de um processo participativo, transparente e fundamentado na Política Nacional de Gerenciamento Costeiro e na metodologia do Projeto Orla. Cerca de 50 moradores participaram da iniciativa, durante uma semana de curso.

O Plano de Gestão Integrada – PGI – é o instrumento resultado da metodologia do Projeto Orla que estabelece as ações e estratégias a serem adotadas pelo município para executar a gestão da sua orla, sendo um dos requisitos do Termo de Adesão a Gestão de Praias – TAGP. O plano deve ser elaborado através de oficinas participativas com atores sociais locais.

Todo o processo de elaboração desse instrumento conta também com a participação de técnicos e gestores da Superintendência do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA), que compõem a Coordenação Estadual. A Coordenação Nacional, composta pelo Ministério da Economia, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo, também acompanhará todo o processo de elaboração e implementação do PGI.

O CEU das Artes fica localizado na Rodovia do Sol, bairro Guanabara, ao lado da 2ª Cia do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar do ES.

Informações: (28) 3536-1867.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*