Quarta-feira, 22 de julho de 2026

Biblioteca Transcol tem 95% de aprovação entre os usuários

today22 de julho de 2026
remove_red_eye29

Em julho, a Secretaria da Cultura (Secult) realizou uma pesquisa de satisfação na qual ouviu 399 leitores cadastrados na Biblioteca Transcol, e o resultado apontou uma nota média de 9,5 (95%), em uma escala de 0 a 10. O levantamento revelou que os usuários avaliam de forma positiva aspectos como o atendimento prestado pelas equipes, a qualidade e conservação do acervo, a estrutura física das bibliotecas e a facilidade de acesso aos serviços.

O resultado também mostrou que a Biblioteca Transcol se tornou parte da rotina de milhares de pessoas. A maioria dos participantes afirmou utilizar os serviços semanal ou mensalmente, demonstrando o vínculo criado entre os leitores e as bibliotecas.

Entre os pontos mais bem avaliados está o atendimento. Os usuários destacaram a cordialidade e a disponibilidade dos mediadores de leitura e atendentes, além da simplicidade do processo de cadastro, realizado presencialmente pela maior parte dos participantes. O acervo também recebeu avaliações positivas, a maioria dos leitores considera que a variedade de títulos atende aos seus interesses e elogia a qualidade e a conservação dos livros disponíveis para empréstimo.

A pesquisa identificou ainda oportunidades de aprimoramento. Grande parte dos usuários desconhece a existência de recursos de acessibilidade, como livros em braille e audiolivros, indicando a necessidade de ampliar a divulgação desses serviços. O mesmo ocorre em relação às atividades culturais promovidas pela Biblioteca Transcol, que ainda não são conhecidas por todos os frequentadores.

Para o presidente da OSC Universidade Para Todos, responsável pela gestão do projeto, Rodrigo Trazzi, os resultados demonstram a importância da iniciativa para a democratização do acesso à leitura.

“A Biblioteca Transcol é muito mais do que um espaço de empréstimo de livros. Cada empréstimo representa uma história que circula, uma oportunidade de aprendizado e um encontro entre as pessoas e a leitura. Alcançar 50 mil empréstimos, mais de 18 mil leitores cadastrados e, ao mesmo tempo, receber uma avaliação tão positiva dos usuários mostra que estamos construindo uma política pública que transforma o cotidiano de milhares de capixabas”, afirma Rodrigo Trazzi.

Um ano de Bib. Transcol
Os resultados da pesquisa chegam em um momento simbólico para o projeto. Em seu primeiro ano de retorno aos terminais da Grande Vitória, a Biblioteca Transcol alcançou a marca de 50 mil empréstimos de livros e superou os 18 mil leitores cadastrados, números que demonstram o alcance da iniciativa e sua consolidação como uma importante política pública de incentivo à leitura no Espírito Santo.

Atualmente, a Biblioteca Transcol está presente nos terminais de Jardim América, Itacibá, Campo Grande, Ibes, São Torquato, Itaparica, Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe formando uma rede de bibliotecas públicas que oferece empréstimo gratuito de livros, atividades culturais e ações de incentivo à leitura.

O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, com apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*