Bruno Lamas articula nova ciclovia entre Serra Dourada e o Terminal de Jacaraípe
O deputado estadual participou da assinatura da Ordem de Serviço, ao lado do governador Casagrande, e foi um dos incentivadores para que o empreendimento saísse do papel. Quinze mil moradores serão beneficiados nos bairros Serra Dourada I e II, Portal de Jacaraípe e Castelândia.
Uma nova ciclovia, de 18.978 metros quadrados de pavimentação asfáltica, para interligar o bairro Serra Dourada II ao Terminal de Jacaraípe, na Serra, trazendo melhores condições de segurança aos pedestres e maior mobilidade ao trânsito na região.
Com essa finalidade, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) participou, ao lado do governador Renato Casagrande (PSB), no último dia 3, da assinatura da Ordem de Serviço para início das obras.
Os bairros Serra Dourada I e II, Portal de Jacaraípe e Castelândia serão beneficiados com o empreendimento, que irá custar R$ 14,8 milhões aos cofres públicos do Estado e ficará pronto até março de 2023. São 15 mil habitantes contemplados.
As intervenções serão executadas pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).
“É mais um sonho da comunidade que ajudamos a realizar por meio de nossa parceria com o governador. É mais um dos tantos investimentos do governo do Estado na Serra. Investir em ciclovia é investir em mobilidade urbana, esporte, lazer, saúde e urbanização. Quero agradecer ao maior líder deste Estado, que adotou a Serra e reconhece a importância do município para o crescimento do Espírito Santo”, declarou Bruno, um dos incentivadores para que a obra contemplasse os moradores da Grande Jacaraípe.
CICLISTAS
Ao longo da ciclovia – que por vezes passará pelo canteiro central da rodovia e pelos gramados laterais – haverá pontos de apoio para os ciclistas, além de faixas de pedestres que garantirão que os ciclistas possam acessar o espaço em qualquer trecho sem precisar cruzar a rua no meio dos carros.
Assim que estiver pronta, a ciclovia vai garantir que o morador da Serra tenha um meio de transporte sustentável para circular de um bairro a outro, sem abrir mão da segurança, seja para trabalhar ou praticar esporte.
“É mais uma obra dentro da Serra, de mobilidade, que traz esporte e inclusão social. Nosso trabalho é para melhorar a vida das pessoas”, reforçou Bruno, que também se empenhou para a reforma de outra obra feita pelo governo estadual, na Avenida Abido Saadi, em Jacaraípe, que após décadas está saindo do papel e deverá ser entregue ainda este ano com asfalto novo e duplicada.
Um raio-x da ciclovia
A nova ciclovia contará com:
18.978 metros quadrados de pavimentação asfáltica;
3.975 metros de drenagem;
203 metros de drenagem canaleta;
143 unidades de boca de lobo;
5 unidades de poços de visita;
26.340 metros de meio fio pré-moldado;
6.719 metros quadrados de passeio em concreto;
1.042 metros quadrados de ladrilho hidráulico;
1.522 metros de quadrados de sinalização horizontal;
49 metros de rampa de pedestres;
67 metros de rampa de veículos;
50 metros de guarda corpo galvanizado;
10,6 metros de grama em placas;
803 unidades de caixas de passagem elétrica;
19,3 metros de eletroduto;
791 unidades de postes de iluminação com 6 metros.
fotos divulgação/Assessoria Parlamentar