Carro fumacê: ação a partir de hoje em bairros de Anchieta

today3 de maio de 2019
remove_red_eye205

A Secretaria de Saúde de Anchieta irá realizar, a partir de hoje (03), os serviços de aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti por meio do carro de fumacê. O veículo passará aspergindo o inseticida nas localidades onde houve casos suspeitos e notificados de dengue pelo serviço de saúde.

Os primeiros bairros contemplados serão Alvorada, Vila Samarco e Justiça I, das 17h30 até 20h30. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga.

A ação será realizada a pedido do prefeito Fabrício Petri, atendendo a solicitação dos moradores em razão do aumento do número de notificações. Segundo dados da Secretaria de Saúde, em 2019, o município tem 125 casos notificados com suspeita de dengue. Desses, 18 já foram descartados e outros 11 confirmados. Os demais aguardam resultado laboratorial.

A aplicação do fumacê não é feita de forma indiscriminada. Por ser um produto químico, ele só é utilizado em períodos epidemiológicos específicos da doença, respeitando os intervalos de aplicação, de modo que a saúde da população não seja colocada em risco.

Conforme a gerente em Vigilância em Saúde, Josiane dos Santos Soneghet, as ações de combate ao mosquito não se restringem apenas a aplicação do inseticida. “Esta é apenas uma medida de controle da proliferação do inseto, porém as ações cotidianas devem ser intensificadas e a população deve ajudar no combate”, alerta.

Orientações à população
Além disso, é interessante cobrir com plástico ou tecido gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Por isso, além das ações rotineiras de combate, como o fumacê, visitas aos imóveis, monitoramento das armadilhas, visita às obras, entre outras, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando várias ações de sensibilização e mobilização da população através das unidades de saúde, realizando ações educativas e também de limpeza em alguns pontos críticos, com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*