Hormônio do sono: além de dormir, faz bem à saúde

today26 de abril de 2019
remove_red_eye507

A melatonina é conhecida como o hormônio do sono. Além de induzir o descanso noturno, o componente pode trazer outro benefício à saúde: o de atenuar a formação de radicais livres, moléculas instáveis que podem ser danosas ao organismo.

De acordo com a farmacêutica Raigna Vasconcelos, pesquisas estão demonstrando a ação potente da melatonina como efeito antioxidante. “Há uma proteção real aplicada para as células, tecidos e órgãos contra danos oxidativos. Além de promover o sono, cuida do nosso corpo”, disse.

De acordo com ela, a recomendação de uso da melatonina não é restrita apenas para crianças e adolescentes. “Todo e qualquer consumo precisa da indicação médica e os adultos hoje em dia estão recebendo também esse tipo de prescrição”, comentou.A médica especialista em Medicina do Sono, Jéssica Polese, explica que a melatonina tem uma produção elevada no início da noite e queda no final, tendo sua produção suprimida durante a exposição à luminosidade (luz brilhante). “A produção desse hormônio também diminui com a idade e o uso irrestrito de gadgets. Usar o celular e tablets na cama também inibe a produção da substância”, relata a especialista.

Foto Istock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*