Meio Ambiente de Guaçuí recolhe mais de mil litros de óleo de cozinha usado em apenas 4 meses

today16 de abril de 2022
remove_red_eye378

Foram recolhidos 1.172 litros de óleo nos últimos quatro meses na campanha “Recicla Guaçuí”. No Brasil, cerca de 1 bilhão de litros de óleo de cozinha são descartados no ralo a cada ano.

O volume de óleo de cozinha usado recolhido pela Campanha “Recicla Guaçuí”, em apenas quatro meses, foram encaminhados para a Associação de Materiais Recicláveis do município.

Esse foi o balanço divulgado na tarde de quinta-feira (14), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), comemorando o mês do Planeta Terra.

Entre os principais tópicos da campanha estão atitudes que devem ser evitadas, como não desperdiçar água potável, dando dicas de como reaproveitar água, não jogar lixo nas ruas e calçadas, e principalmente destacar a importância da reciclagem com destaque ao vidro e óleo de cozinha usado. Itens esses, recentemente integrados à reciclagem da cidade.

Importante destacar que quando jogado no meio ambiente, o óleo de cozinha é altamente poluente. Estima-se que cada litro pode contaminar até 25 mil litros de água, sem contar que ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá “infarto” do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.

A campanha ambiental ganhou rapidamente a simpatia dos proprietários de restaurantes, lancherias e cozinhas industriais e similares, bem como a adesão da população que em apenas quatro meses atingiu resultados altamente significativos.

Infelizmente, segundo dados recentes divulgados pelo jornal Estadão, no Brasil cerca de 1 bilhão de litros de óleo de cozinha são descartados no ralo a cada ano. O óleo usado para fritar um ovo ou a batata frita pode se transformar em matéria-prima para biodiesel, sabão e até em insumo para tintas.

Recicle o óleo
É simples reciclar o óleo de cozinha. O correto é colocar o óleo usado em garrafas PET (de refrigerante), fechar bem o recipiente e depositá-lo em algum Ponto de Entrega Voluntária (PEV), ou entregar diretamente na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Restaurantes, cozinhas industriais, lancherias, padarias e outros estabelecimentos que geram esse resíduo em quantidade, podem aderir a campanha, solicitando a coleta periódica do óleo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone (28) 3553-2462.

Todo o óleo de cozinha é registrado em relatório e encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí, gerando renda, incrementando a economia local e cumprindo o papel ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*