Vacinação de 35+ mobiliza mutirão contra Covid em Piúma e Anchieta

today3 de agosto de 2021
remove_red_eye295

A vacinação contra a Covid-19 segue ágil no Espírito Santo. No último final de semana, os municípios da Região Sul de Saúde, que inclui Itapemirim, Marataízes, Piúma e Anchieta, vacinaram, juntos, 954 pessoas. A D1 tem sido aplicada em moradores acima de 35 anos.

O trabalho foi conferido de perto pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em agenda na região na última sexta-feira (30), acompanhado do superintendente de Saúde, José Maria Justo.

Em Itapemirim, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava começará a faixa 30+ na próxima semana. De acordo com a coordenadora da Unidade, Geiza Alves Correia, a população tem sido bem receptiva à necessidade da vacina. “Registramos 26.456 doses aplicadas, sendo 18.413 de D1. Organizamos as atividades para facilitar a vida da população. Inclusive, temos um serviço diferenciado nas quartas-feiras apenas para os pescadores”, destacou.

José dos Santos, de 63 anos, aposentado, pernambucano que mora em Itaipava há 25 anos, recebeu a D2 aplicada pelo secretário Nésio Fernandes. “Tive Covid e fiquei muito apreensivo, com medo de qualquer agravamento, mas passei bem pela doença. A vacina é de uma importância sem igual, que nos tranquiliza. Vejo o secretário aqui e parabenizo o Governo por se empenhar em vacinar cada vez mais a todos”, disse.

O prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes, ao lado da secretária Municipal, Elisa Barreto dos Santos Daroz, destacou a importância da visita do secretário de Estado da Saúde ao município. “Vivenciamos um tempo de grande parceria com o Estado e com a Regional de Saúde. Isso tem sido essencial para passarmos por essa pandemia, pois o momento requer união e, mesmo tendo autonomia em algumas ações na localidade, é um diferencial termos esse contato tão próximo como temos tido para ofertar vacina, leitos e saúde para a nossa população”, frisou.

Marataízes
Em Marataízes, o secretário Nésio Fernandes foi um dos vacinadores da manhã, na Igreja Cristã Maranata (Maanain), que fica em Alto Lagoa Funda. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Eraldo Duarte, o secretário Nésio Fernandes conferiu de perto o sistema utilizado pela prefeitura para organização da vacinação, que está na faixa etária 35+ para D1.  No total, a cidade registra 26.211 doses aplicadas na população.

Em cada contato direto com o morador, o secretário de Estado da Saúde reforçou a importância da vacina para proteção da população contra a forma grave da doença. “As vacinas são seguras e eficazes. Não existem razões para que as pessoas não se vacinem. Vejo que as internações estão caindo. Isso é fato. Aqui no sul, de 140 leitos de UTI’s que temos disponíveis para pacientes Covid, pouco mais de 60 leitos estão ocupados. Vivemos queda nos casos e nos óbitos. Isso é resultado de um conjunto de estratégias”, ressaltou.

Piúma
Na agenda em Piúma, Aline Siqueira, 35 anos, venceu o medo de injeção e recebeu a imunização contra a Covid-19, na Unidade de Saúde do bairro Acaiaca. “Eu tive Covid em abril e nem imaginava que ficaria tão mal. Por isso, vim encarar a agulhada. A vacina pode salvar uma vida”, comentou.

Já Rosenildo Xavier, 43 anos, tomou a segunda dose pelas mãos do secretário Nésio Fernandes e destacou a satisfação em estar imunizado: “Lá em casa, todos que estão na faixa etária adequada já se vacinaram. Tivemos vários casos de Covid na família e hoje completo meu esquema. É muito importante tomar a vacina”, reforçou. O município registra 13.181 doses aplicadas, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Meyrelles.

Encerrando o ciclo de visitas em Anchieta, na Unidade de Saúde de Nova Esperança, o secretário Nésio Fernandes se reuniu com o prefeito Fabrício Petri e a secretária Municipal de Saúde, Cristiane Feitosa. “É muito bom a visita do secretário para conhecer a realidade da nossa cidade. Nossa vacinação está indo muito bem, nessa sexta-feira vacinamos 240 pessoas. Queríamos ter mais doses, mas sabemos que a distribuição deverá ser ampliada com duas remessas semanais.”

O município já aplicou 21.852 doses contra a Covid-19 na população, concentrando o agendamento vacinal via aplicativo de conversa direto com o morador da cidade. Eduardo de Andrade, 35 anos, foi vacinado pelo secretário Nésio Fernandes e agradeceu a primeira dose. “Que bom que chegou na minha idade. Estou muito satisfeito e nunca vou deixar de tomar essa vacina”.

Desenvolvimento regional
Em agenda na cidade de Marataízes com Munir Abud de Oliveira, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, e a coordenadora de Estudos Territoriais Clemir Meneghel, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o secretário Nésio Fernandes se reuniu com diversos prefeitos e outras lideranças da região para discutir inovação e desenvolvimento para os municípios do sul do Estado.

Em sua fala, o secretário de Estado da Saúde destacou a estratégia estadual de enfrentamento à pandemia, na oferta de leitos, testagem e vacinação, agradecendo a parceria das lideranças locais. “Temos agendas semanais com os secretários municipais de Saúde e também com um superintendente regional atuante, que acompanha todos os passos e colabora para que a população tenha a assistência em tempo hábil, teste e vacine. Temos recebido duas remessas semanais de vacina e a agilidade para fazer o imunizante chegar na ponta é fundamental para atingirmos a faixa 18+ o quanto antes. Por isso, teremos que duplicar o ritmo. Hoje, a saúde determina o desenvolvimento do País”, pontuou Nésio Fernandes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*