Vila Velha inicia programa de destinação e recolhimento de eletroeletrônicos

today28 de março de 2022
remove_red_eye126

A Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) iniciou o recebimento de eletroeletrônicos inservíveis que, a partir de agora, terão destinação ecologicamente correta feita pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). 

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Abree e a PMVV foi realizado na manhã desta segunda-feira (28), na Central de Serviços da Prefeitura (antiga fábrica de manilhas), localizada na Avenida Carlos Lindemberg. 

O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o município gasta R$ 72 milhões em limpeza pública, valores que poderiam ser utilizados para melhorias importantes na cidade.

“Com esse recurso poderíamos construir 16 escolas, 24 unidades básicas de saúde e poderia adquirir, 800 viaturas. Estamos falando de números expressivos que se a cidade, a população, contribuir e nos ajudar, podemos reverter para o desenvolvimento de Vila Velha. Além de fazer o apelo para que os munícipes nos ajudem, se conscientizando, estamos criando mecanismos para que a cidade faça o descarte correto”, pontuou o prefeito.

O secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, contou que o município deu um passo importante para proteção do meio ambiente e na criação de mais um instrumento de destinação de resíduos. 

“Vila Velha é uma cidade muito grande e nem tudo a gente consegue ver. Mas quando vemos a gente limpa. A gente cuida da nossa cidade, mas também contamos com o apoio dos munícipes para ajudar a fazer nossa cidade mais bonita a cada dia”, apelou o secretário. 

Confira como descartar seu eletroeletrônico
Por agendamento: o munícipe deverá acionar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 162. Esse agendamento deverá conter as seguintes informações: endereço do local onde se encontra o equipamento, tipo do equipamento a ser recolhido, dimensões aproximadas, entre outras. A ouvidoria agendará o dia e o horário para que o veículo da prefeitura efetue o recolhimento. 

Por entrega voluntária: o munícipe leva até o ecoponto o resíduo eletroeletrônico. No local irá funcionar a base de concentração dos equipamentos recolhidos pelas equipes de coleta e será no seguinte endereço: Avenida Carlos Lindenberg, n° 5.041 – Jardim Marilândia/Vila Velha – ES (antiga fábrica de manilhas da PMVV). O horário para o descarte será de segunda à sexta das 9 às 16h e nos sábados das 8 às 10h. 

Degradação ambiental
Seja qual for o tipo de descarte inadequado ele irá prejudicar o meio ambiente, podendo causar problemas de saúde pública. No caso do lixo eletrônico, esse problema aumenta mais por serem compostos de substâncias tóxicas como: chumbo, mercúrio e berílio; e que demoram bastante tempo para se decompor naturalmente. 

Em outras palavras, o descarte inadequado do lixo eletroeletrônico causa o acúmulo de substâncias que prejudicarão a natureza por séculos.

foto Adessandro Reis/PMVV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*