Vila Velha inicia vacinação de Influenza para Pessoas em Situação de Rua

today24 de maio de 2022
remove_red_eye129

Nos últimos dias, a Secretaria de Saúde de Vila Velha incluiu as pessoas em situação de rua na Campanha de Vacinação contra Influenza, no âmbito do Programa Estadual de Imunizações do Espírito Santo. Devido à vulnerabilidade desse público e da diminuição das temperaturas, a ação visa proteger as pessoas contra o vírus H3N2 e as síndromes respiratórias.

As equipes de saúde dão início à busca ativa pelas pessoas em situação de rua, uma vez que as mesmas circulam nas vias públicas permanentemente, não tendo assim uma localização fixa. Os abrigos, avenidas e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), serão alguns lugares onde a vacinação vai acontecer em Vila Velha.

A coordenadora de Imunização de Vila Velha, Denise Rocha, fala sobre o empenho na procura pelas pessoas em situação de rua, com o intuito de alcançar a integralidade desse público: “Nossas ações funcionam além dos limites da cidade. Estamos indo a todas as regiões de estadia possíveis dessas pessoas. Com a ajuda das equipes do Consultório na Rua e da Assistência Social estamos traçando estratégias para garantir a vacinação de todos”, conclui.

Programação
Nesta quarta-feira (25), as equipes estarão no Centro Pop a partir de 9h para vacinar as Pessoas em Situação de Rua (PSR) que estarão presentes.

O Centro Pop, localizado no bairro Divino Espírito Santo, realiza atendimento socioassistencial, alimentação, higienização pessoal e encaminhamento das Pessoas em Situação de Rua para emissão de documentos, Sine e consultas, dentre outros serviços. 

De acordo com a referência técnica dos serviços Pop Rua, Zilane Ferreira, o intuito é trabalhar a autonomia e a construção de novos projetos de vida: “É importante ressaltar a necessidade dos serviços trabalharem em rede, de forma a promover o acesso às políticas públicas”.

O equipamento social atende aproximadamente 80 pessoas em situação de rua. O horário de funcionamento é das 7 às 17h, de segunda a segunda-feira.

A vacinação
Para as PSR’s com mais de 9 anos, a vacinação contra Influenza acontece em dose única. No caso das crianças de 6 meses a 8 anos primovacinadas (primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida), a primeira dose será aplicada e, após 30 dias, as equipes voltarão para administrar a segunda dose.

Caso o munícipe já tenha recebido pelo menos uma dose da vacina Influenza nos anos anteriores, será necessário apenas reforçar a dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*