VITÓRIA | Festa de São Pedro, que começa na próxima sexta-feira (1º), terá Alemão do Forró

today26 de junho de 2022
remove_red_eye90

No próximo final de semana, um dos locais mais icônicos da capital, a Praça do Papa, será palco de muita festa e também religiosidade. Nos próximos dias 01, 02 e 03 de julho acontece a 94ª edição da tradicional “Festa de São Pedro”.

O evento, que já integra o calendário cultural municipal e homenageia o santo padroeiro dos pescadores, promete reunir uma multidão de aproximadamente 25 mil pessoas, nos três dias de evento.

“Este é, sem dúvida, um dos maiores eventos de cunho religioso cultural que realizaremos desde o início da gestão. Abraçamos a causa da Colônia de Pescadores da Enseada do Suá e estamos preparando uma festa com muito carinho e organização”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

A festa, criada pela Colônia de Pescadores, recebe apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e também de outras pastas como Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Na estrutura do evento estão previstas 40 barracas de comidas e bebidas, palco completo com iluminação, cidade cenográfica, camarote e banheiros químicos.

Ambulâncias
Pensando na segurança e assistência à saúde da população, a Secretaria de Saúde de Vitória (SEMUS) disponibilizou duas ambulâncias básicas para transporte de pacientes de baixa gravidade.

Segurança
A Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) terá agentes dos grupamentos de Proteção Comunitária, de Trânsito e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

A Rua Judite Maria Tovar Varejão, na lateral da Praça do Papa, será interditada na sexta-feira (1º) a partir das 6h. Uma faixa da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, sentido Praia do Canto, também será bloqueada a partir das 18 horas.

A GCMV realizará, ainda, operações nas proximidades, com o intuito de inibir a utilização de carros por condutores alcoolizados. Os agentes estarão prontos para quaisquer outras intervenções nas vias, caso haja necessidade de novas interdições ou desvios durante o evento.

Atrações
Grandes shows já estão confirmados pela SEMC para garantir o lazer e a animação das pessoas que comparecerem à festa.

Entre as atrações estão: na sexta-feira, 1º de julho, Reder Matos e Alemão do Forró, no sábado (02), Rodrigo Balla e Japinha Conde;  fechando a programação, no domingo (3), além da tradicional procissão marítima, haverá apresentação do grupo “Cozinha Capixaba” formado pelos intérpretes Xumbrega, Leley do Cavaco, Andrinho, Maycon Sarmento, Sué, Aline Martins e Kadu Vieira.

Sexta-feira – 01/07
Reder Matos
Quem abre a festa na Praça do Papa, às 20 horas, do dia 1º, é o cantor e compositor Reder Matos. Com 20 anos de carreira, o músico, que já integrou a banda capixaba Trio Chapahalls, promete animar o público na Enseada do Suá com muito forró e sertanejo.

A identificação do cantor com a música se deu, segundo ele, desde criança quando aos três anos de idade ganhou da sua tia, “dindinha”, um microfone, uma guitarra e uma sanfona. Seu início nos palcos, anos depois, foi como cover do cantor Michael Jackson. 

Após montar com amigos de escola a primeira banda “Viruz”, que tocava em bailes, Reder passou a realizar shows, tocar em barzinhos, formaturas e casamentos.  

O cantor, que também participou de outras bandas, entrou para o cenário do forró com a banda “Chapéu de palha” e a seguir passou a integrar o “Trio Chapahalls”, banda nacionalmente conhecida com várias turnês nos Estados Unidos.

A carreira solo começou há 10 anos com o lançamento do seu primeiro CD “Resenha Sertaneja”. Atualmente Reder se destaca no mercado sertanejo dividindo palco e abrindo – shows de grandes estrelas do cenário como Michel Teló, João Neto e Frederico, César Menotti e Fabiano, Munhoz e Mariano, Israel Novaes, João Bosco e Vinícius, Zé Ricardo e Tiago entre outros. 

Alemão do Forró
Grande atração da primeira noite da “94ª Festa de São Pedro” o capixaba Alemão do Forró promete embalar a multidão ao som do ritmo nordestino.

Nascido em Linhares, foi na pequena cidade vizinha de Rio Bananal que, em 2002, Werner Niero começou sua carreira animando bailes do interior, acompanhado apenas do seu teclado e de alguns amigos de infância.

Em 2010, após uma passagem por São Paulo, como vocalista da banda Camisa Suada, Werner retornou ao seu Estado natal com um novo nome e um título: Alemão do Forró; o Rei do Forró Capixaba.

Dono de uma voz grave e composições próprias, Alemão conquistou o país inteiro e atualmente lota casas de shows espalhadas por todo o Brasil.

Entre os seus hits mais conhecidos estão: “Fica Amor”, “Sai dessa Coração” e “Cachaça”, que somam milhões de visualizações nas principais plataformas de exibição de vídeos na internet.

Em março de 2019, Alemão do Forró fez sua primeira turnê internacional. Por 20 dias, o capixaba colocou para dançar brasileiros e americanos em várias casas de shows nos Estados Unidos.

Sábado – 02/07
Rodrigo Balla
O segundo dia de atrações da Festa de São Pedro começa às 20 horas, horário em que sobe ao palco na Praça do Papa o cantor sertanejo Rodrigo Balla.

Com 18 anos de carreira e tendo realizado shows no Brasil e exterior, Rodrigo trará um show diversificado com hits da atualidade e também composições que marcaram a história do segmento musical.

Japinha Conde
Às 22 horas a mistura de “Piseiro” com “Forró” de Japinha Conde promete embalar o “Romance Desapegado” do público na Enseada do Suá.

A jovem cantora carioca, Lorraine Silva, que ficou conhecida no Brasil todo em meio à pandemia já coleciona grandes conquistas. No YouTube seus trabalhos possuem mais de 500 milhões de visualizações.

Japinha Conde.

Lançado no último mês de setembro, seu maior sucesso, “Romance Desapegado”, caiu no gosto popular e chegou às principais listas de ranking musicais com mais de 300 milhões de views, tendo chegado a 2ª posição no top 100 da plataforma no Brasil e entre as 50 “virais” do mundo.

O sucesso dos compartilhamentos de vídeo se repete em outras plataformas digitais de música e nas rádios brasileiras, nas quais Japinha é artista sempre presente.

Outros hits como “Saudade de Mim” e “Você não Vale”, gravada com o cantor Felipe Araújo, que também caíram na graça do público, integram o repertório do show da carioca que já gravou com Maiara e Maraisa, “Vou fácil”;  Tierry, “Arranhãozinho” e Xand Avião, “Garrafa Virada”.

No último mês de abril, Japinha lançou nas plataformas de streamings o EP “Piseiros” com quatro singles. Cada um deles ganhou clipe e o primeiro a ser lançado foi “Quase surta”, depois foi a vez de “Ce tem meu WhatsApp” que contou com a participação especial de Zé Malhada, “Deixo me usar” e “Destruiu nosso amor”.

Em julho lançou o álbum “Na Cama Maltrata” com 19 faixas. No repertório músicas inéditas e grandes sucessos da carreira que a colocaram em pouco tempo entre as mais tocadas no país. 

Fé e devoção
Se os dias 1º e 2º serão marcados por muita festa e alegria, o terceiro dia da 94ª Festa de São Pedro será também dedicado à religiosidade. Às 10 horas a tradicional procissão marítima sai da Praça do Papa em direção à Ilha do Príncipe. É prevista a participação de 100 embarcações.

O encerramento da 94ª Festa de São Pedro fica por conta do conjunto “Cozinha Capixaba”, que anima o público ao som de muito samba e pagode a partir das 13 horas.

Confira a Programação na íntegra
1º/07 – Sexta
19h – Abertura da 94ª Festa de São Pedro
20h – Reder Matos
22h – Alemão do Forró

02/07 – Sábado
20h – Rodrigo Balla
22h – Japinha Conde

03/07 – Domingo
10h – Procissão Marítma
13h – Grupo “Cozinha Capixaba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*